Organizar uma festa junina é “facinho demais da conta, Sô!”.
16.10.2013
Siga o roteiro detalhado a seguir e boa festa!
1. Convite
Pode ser impresso ou por e-mail. Mas, lembre-se, seja criativo. As pessoas se animam muito mais quando recebem um convite caprichado e diferenciado.
Não se esqueça de mencionar, a data, horário e local. Além disso, peça para todos irem a caráter, pois se todos entrarem no clima a festa ficará muito mais divertida e animada.
Se a ideia é promover uma festa colaborativa deve-se avisar no convite, por exemplo, que mulheres deverão levar um prato de doce, homens de salgado e crianças prendas para as brincadeiras.
2. Decoração
Não podem faltar as tradicionais bandeirinhas coloridas de papel de seda ou cartolina. Se preferir, elas podem ser compradas por metro em papelarias. Coloque também espalhados pelo local, balõezinhos coloridos e chapéus de palha.
As mesas podem ser decoradas com toalha xadrez ou chita. Você também pode colocar bandeirinhas juninas coloridas com o nome dos pratos e outros enfeites que podem ser alugados ou comprados em lojas especializadas em decoração de festas.
Para incrementar a ambientação um espantalho e uma fogueira caem bem. Caso opte por uma fogueira de mentira, utilize papel celofane ou laminado para imitar a labareda, coloque uma lâmpada acesa ao centro dos papéis (você pode utilizar a base de um abajur) e em volta gravetos de madeira como base. Se for fazer uma fogueira de verdade, lembre-se que ela deve ser montada e supervisionada o tempo todo por adultos. Jamais monte a fogueira no asfalto, porque ele não é resistente ao calor do fogo. Monte no chão de terra, paralelepípedo ou latão.
3. Trajes
O importante é seguir a tradição da região onde você mora, use trajes gaúchos, camisa xadrez ou vestido de chita.
Você pode recorrer a uma loja de fantasia e alugar o seu traje ou customizar uma roupa antiga que está encostada no armário. Neste caso, as peças de roupa podem ser enfeitadas com retalhos de tecidos que deverão ser costurados nelas.
De maneira geral, o figurino masculino costuma ser: calças jeans, camisa xadrez, retalhos costurados na calça e na camisa, chapéu de palha, lenço, sapato ou tênis, barba e bigode desenhados com lápis de olho. Já o feminino é composto por: vestido estampada, sapato ou sandália, chapéu e cabelo trançado, pintinhas nas bochechas feitas com lápis de olho.
4. Bebidas e comidas
A quantidade de bebidas e comidas deve ser calculada de acordo com a duração da festa e o número de convidados. Se a festa acontecer no horário do almoço aumente as quantidades.
Como bebidas típicas destacam-se o vinho quente e o quentão (bebida feita com gengibre pinga e canela). Em relação às comidas, fazem parte do cardápio: pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bolo de milho, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, baba de moça, batata doce, Maria-mole, quindim, espetinho de churrasco etc.
5. Prendas para as barracas de brincadeiras
Selecione prendas atrativas e de interesse da faixa etária dos convidados.
Abaixo algumas sugestões:
· Material escolar: canetinhas, lapiseiras, massa de modelar, estojo...
· Utilidades domésticas: pratos para bolos, tigelas, conchas, espátulas...
· Brinquedos: bolas, carrinhos, bonecas, joguinhos de plástico, pelúcias...
· Artesanatos: panos de prato, caixas, porta-retratos, toalhas de rosto bordadas...
Estipule de acordo com o valor ou interesse três níveis para agrupar os produtos (1, 2 ou 3) e no fundo das barracas, exponha toda a variedade de prendas para motivar os participantes.
6. Brincadeiras
As brincadeiras mais tradicionais são: pescaria, boca do palhaço, argolas, latas, bingo e correio elegante. Não se esqueça de selecionar, pode ser entre os convidados mesmo, alguns colaboradores para ficar nas barracas e candidatos para ficar de mensageiros no correio elegante.
Um clássico que não pode ser esquecido é a quadrilha.
7. Música
Para a festa ficar completa e bastante animada não pode faltar um bom som. A seleção musical deve ser composta por músicas sertanejas, forrós e as cantigas de São João.
Na hora da quadrilha uma boa pedida é "Festa na Roça" de Mário Zan. O clássico da sanfona, Luiz Gonzaga, também não pode ficar de fora. Se tiver música ao vivo, melhor ainda.
Agora sim, tudo está pronto para o seu arraial! Bom divertimento!
Para ficar por dentro das novidades, siga-nos em nossa página no Facebook, clicando aqui